top of page
Bento Ribeiro B'Ro.

Bento Ribeiro B’Ro. ®

Desde a infância teve gosto pela arte, na adolescência iniciou com a poesia e a pesquisa cênica e sonora, e através das técnicas e vivências obtidas nas aulas de canto e teatro, em sua cidade natal, Porto Alegre, despertou o interesse e necessidade de compartilhar e expressar estas experiências, no qual tornou-se vocalista da banda Zoonkeds (2000), importante como fator introdutório na sua trajetória como cantor e letrista, já em Elemento Roots (2007), projeto que deu base e referência para o diferencial no seu trabalho como compositor e produtor musical, criando bases eletrônicas e mixando suas letras e gravações de instrumentos musicais diversos.

Em 2004, iniciou sua carreira como arte-educador, dando aula de inglês para crianças, utilizando a arte como ferramenta pedagógica. Paralelamente, formou-se Tecnólogo em Publicidade, e trabalhava como produtor de eventos culturais e científicos, destacando Festival de Cinema de Gramado, Fórum Mundial Social e foi assistente de produção de ventos na Paim Comunicação. A partir destas experiências, B’Ro. se aprofundou e buscou novos conhecimentos relacionados às técnicas musicais e visuais, adotou um violão abandonado de um amigo e com ajuda de parceiros envolvidos com a música, desenvolveu suas habilidades e técnicas em ferramentas sonoras digitais.


Após um longo tempo de registros poéticos e musicais, lançou, em 2012, o CD “alma de artista, cara de palhaço, coração de plateia”, realizando uma turnê de divulgação pelo Brasil e alguns países da América Latina, e posteriormente, a obra deu origem à Banda B’Roders (2013), a banda fez diversos shows, participou de eventos e projetos musicais. Neste mesmo ano, compôs e produziu sua primeira trilha sonora profissionalmente. Durante este processo de pesquisa e amadurecimento artístico, Bento Ribeiro, em 2014 iniciou como professor de teatro em uma Organização Social, desde então, participou e desenvolveu projetos socioambientais, de arte-educação e teatro infanto-juvenil em ONGs, escolas e comunidades em Florianópolis, onde mora desde 2010.


Em 2016, iniciou a graduação em Artes Cênicas na UFSC, em 2019 deu aula de Escrita Criativa e Literária, na Escola Livre de Artes de Florianópolis, e neste mesmo ano, foi selecionado para o Polo SC de Bienal de Curitiba, com o videoarte BRASA, produzido para o Festival Performativo “Afet.ações”. Atualmente é gestor e arte-educador em projetos artísticos, pedagógicos, sociais e culturais, atuando como educador e coordenador na mesma instituição e prestando serviços e consultorias artísticas e culturais como empreendedor na  B’Ro. Arte Comunicativa.

bottom of page